terça-feira, 28 de julho de 2009

Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna


A atividade conversacional é a utilização da fala como meio de interação e comunicação alternada entre indivíduos em cada situação. Podendo ocorrer por diversas vias, como por exemplo: telefone, internet, rádio, televisão entre outras.
Segundo Ventola (1979), as variáveis que compõem o modelo de organização conversacional são:
* Tópicos ou assunto: è a base para que o dialogo possa acontecer. Entende-se que a conversação seria mantida e sua interação garantida graças ao conhecimento ou interesse comum dos participantes.
* Situação: São as atividades verbais e não-verbais da conversação. Em um encontro face a face o evento convencional pode ser influenciado por fatores que vão além do que está sendo falado, sendo necessário, nesse caso, que o ouvinte esteja atento. A localização, por exemplo, pode influenciar todo o contexto de uma conversa.
* Papéis dos participantes: Em uma conversa podemos desempenhar simultaneamente vários papéis, pois somos cobrados a nos comportamos de formas diferentes de acordo com a situação.
* Modo do discurso: É determinado pelo objeto da conversa, podendo ser formal ou informal. Tende a ser formal um discurso em um tribunal e informal o discurso em um encontro entre amigos.
* meio: É a via pela qual se mantém a conversação, portanto, pode variar entre: face a face, rádio, telefone, internet, etc.
* Objetivo do evento: Pode possuir duas esferas. Podemos exemplificar: com duas pessoas que sentam em uma mesa de bar para conversar sem objetivo algum. E a outra exemplificamos com dois indivíduos que conversam sobre um foco previamente definido como a confecção de um trabalho.
Segundo Dittmann (1979) o texto falado é caracterizado por:
* Interação entre pelo menos dois falantes: A produção de um texto falado dependerá da interlocução entre duas ou mais pessoas.
* Ocorrência de pelo menos uma troca de falantes: Para que haja a caracterização de uma conversa, algum dos falantes deve contribuir com o mínimo de uma fala. O texto falado não é uma criação solitária.
* Presença de uma seqüência de ações coordenadas: A organização de um texto falado obedece a uma seqüência organizada da conversa. É possível perceber a alternância entre os falantes. Embora não possamos prever quais serão os elementos estruturantes.
* Execução num determinado tempo: Além de se caracterizar por uma ação coordenada, é preciso que o evento conversacional aconteça em um espaço de tempo delimitado para garantir a dinamicidade.
* Envolvimento numa interação centrada: Será produzido com base em determinado tema e ocorre em um período delimitado para que haja interação entre os falantes.
A fala se estrutura nos níveis global e local. O nível global sugere que haja um amplo conhecimento partilhado entre os falantes o que torna possível o desvio do tema central para outro mais particular.. Já no nível local o texto falado conta com a cooperação dos falantes, porém não ocorrem digressões, uma vez que, sua manutenção depende do que foi requisitado pelo primeiro falante.
O texto falado, bem como o texto escrito, para construir a contextualidade, necessita de alguns fatores:
* Coesão referencial: É um recurso de repetição de termos do texto falado para que se tenha acesso ao turno ou também pode ser usado como recurso para continuar com o turno.
* Coesão recorrencial: Utiliza novas palavras como recurso explicativo de algum termo formulado por putra pessoa.
* Coesão seqüencial: São utilizados conectores que determinam a continuidade do turno ou para ter acesso a ele.
Os elementos básicos que contribuem para a estruturação do texto falado são:
* Turno: è o conjunto de falas produzido pelos falantes inclui também o silencio. Qualquer conversação deve haver: a troca de falantes; em qualquer dos turnos, fala um de cada vez; a ordem e nem o tamanho do turno é fixa, mas variável.
* Tópico discursivo: É o tema sobre o qual a conversa se estrutura. Ele se divide em:
- Centração: tópico de conteúdo é o falar acerca de algo.
- Organicidade: tópico de relação de interdependência em dois planos: seqüencial.
- Delimitação local: O tópico marcado, potencialmente, por inicio, desenvolvimento e fecho, embora isto nem sempre se evidencie.
* Marcadores conversacionais: São símbolos usados para marcar determinadas expressões, sons ou ações no texto falado. Por exemplo, o ato de sorrir, a expressão do olhar, o ritmo ou a entoação da fala e etc. Os marcadores podem ser:
- Simples: realiza-se com uma só palavra (interjeição, advérbio, etc)
- Composto: apresenta um caráter sintagmático com tendência à cristalização.
- Oracional: corresponde a pequenas orações que se apresentam nos diversos tempos e formas verbais ou modo oracionais.
- prosódicos: associa-se a algum marcador verbal, mas realiza-se por meio de recursos prosódicos (a pausa, a hesitação, o tom de voz).
* Par adjacente: É o elemento básico da interação, funciona como encadeador dos tópicos de um texto falado. O par mais comum é formado pó uma pergunta e uma resposta justamente por seu caráter multifuncional. Eles podem ser:
- introdução de tópico: ao iniciarem a conversa, é comum que os falantes o façam utilizando-se de uma pergunta.
- continuidade de tópico: as perguntas e as respostas também são utilizadas.
- redirecionamento de tópico: quando se percebe que houve um desvio do tópico, o interlocutor pode redirecioná-lo por meio de uma pergunta, reintroduzindo o tópico original.
- mudança de tópico: por esgotamento do assunto ou por não querer mais falar sobre aquele tópico, observa-se a possibilidade de ocorrência de uma pergunta, funcionando como elemento de mudança de tópico. Essa mudança pode ser local ou global.

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